Perfil dos Facilitadores

Jovita Fazenda

Colaboradora do projecto, formadora / Facilitadora

Jovita Fazenda desempenhou o cargo de Directora Executiva de Ética e Conformidade na Vodacom Moçambique antes de ocupar o actual cargo de Directora de Assuntos Regulamentares na Multichoice Moçambique. Jovita possui a Licenciatura em Direito (LLB) pela Universidade da África do Sul, bem como uma qualificação em Gestão de Risco Operacional. É profissional de Ética certificada e colaboradora do projecto do TEI. Jovita detém uma vasta experiência nas áreas de Governação Corporativa, Gestão de Programas de Ética e Conformidade.

Ernesto Macuacua

Colaborador do projecto, formador / Facilitador

Ernesto Macuacua publicou vários artigos académicos da sua autoria e foi professor de Governação Pública e Governação Corporativa e Ética no ISCTEM. Concluiu o seu MBA em Gestão Pública na Universidade Eduardo Mondlane, bem como o Mestrado em Administração na área de Estudos de Desenvolvimento na Governação Corporativa em Haia, na Holanda. Ernesto é Profissional de Ética certificado e colaborador do projecto para a Iniciativa de Integridade da Siemens em nome do TEI.

Samuel Ngale

Colaborador do projecto, formador / Facilitador

Samuel J. Ngale fez o Doutoramento em Estudos Religiosos e Filosofia na Universidade da Cidade do Cabo (2011). Possui também o grau de Mestre em Estudos Teológicos pela Universidade de Drew, em Madison NJ-USA (2002) e de Bacharel em Teologia pelo Seminário Unido de Ricatla, Maputo Moçambique (1996).
Começou a ensinar Filosofia e Cristologia Protestante em 1997 na Escola Teológica de Cambine, antes de partir para os EUA para prosseguir o ensino superior. Desde 2012, lecciona os cursos de Dignidade Humana e Ética Fundamental na Faculdade de Administração de Empresas da Universidade de São Tomás.
Em 2013, aceitou um convite do Instituto Superior de Administração Pública-ISAP para presidir ao curso de Ética na Administração Pública destinado a funcionários públicos em todo o país. Para além do curso regular, supervisiona o Departamento de Investigação e Desenvolvimento no mesmo Instituto. Samuel é Profissional de Ética certificado (#596) e um apoiante fervoroso do TEI.

Joaquim Muando

Colaborador do projecto, formador

Joaquim fez o Mestrado em Contabilidade e Auditoria e o Bacharelato em Gestão de Empresas. Possui as certificações CIA, CFE, CERM e ISO22301.
Possui mais de 15 anos de experiência num largo espectro: Auditoria Interna, Auditoria Financeira, Governação e Consultoria de Risco e lidou com uma enorme carteira diversificada de clientes de Consultoria para diferentes sectores industriais, nomeadamente Indústria Transformadora, Alimentar e de Bebidas, Petróleo e Gás, Aviação, Telecomunicações e Serviços Financeiros.
Dirige actualmente a Auditoria Interna, Consultoria de Risco como Gestor de Topo na KPMG Moçambique. A sua vasta experiência inclui a realização de auditorias internas e a recomendação de mecanismos de controlo sólidos para mitigar riscos empresariais e potenciais perdas. Joaquim recebeu formação em Regulamentações do Governo dos EUA, tais como Gestão de Subvenções do Governo dos EUA (Gateway to Grants-G2G) e Normas de Auditoria do Governo dos EUA Geralmente Aceites (GAGAS), incluindo as Circulares do Gabinete de Gestão e Orçamento, A-110, A-122 e A-133. Tem também formação em COSO, Fundação COBIT 5 e Gestão da Continuidade de Negócios.

Como seu negócio pode se beneficiar?

Clique no botão abaixo para saber mais sobre como você e sua empresa podem se beneficiar, ou entre em contato conosco diretamente para saber mais.