Jovita Fazenda
Função: Associada do Projecto, Formadora / Facilitador


Jovita Fazenda actuou como Chefe Executivo de Ética e Conformidade da Vodacom Moçambique e possui um diploma de LLB da Universidade da África do Sul, além de uma qualificação em Gerenciamento de Risco Operacional. Ela é uma oficial de ética certificada e uma associada ao projecto da TEI. Jovita tem uma vasta experiência na área de programas de Governança Corporativa, Gerenciamento de Ética e Conformidade.

 

 

Ernesto Macuacua
Função: Associado do projecto, Formador/Facilitador

Ernesto Macuacua é investigador e autor de várias obras e artigos académicos sobre Género & Governação; foi docente de Metodologias de Pesquisa pela Universidade Eduardo Mondlane; Assistente de Introdução ao Direito Constitucional pela Universidade Zambeze; de Administração Pública, Governação Corporativa & Comportamento e Ética Organizacional pelo Instituto Superior de Ciências e Tecnologia. Completou Bacharelato em Ciências Sociais (Antropologia) e Licenciado em Administração Pública pela Universidade Eduardo Mondlane; Mestrado curricular em Estudos de Desenvolvimento em Haia (Holanda); Diploma de pós-Graduação em Estudos sobre Constitucionalismo em África pela Central European University de Budapest/Viena. Ernesto é actualmente Associado Certificado em representação nacional da Iniciativa de Integridade Organizacional da Ethics Institute (Instituto de Ética) em parceira com a Siemens.

 

Samuel Joina Ngale
Função: Associado do projecto, Formador/Facilitador
Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade de Cape Town em 2011, Africa do Sul, Mestre em Filosofia da Religião pela Drew University, Madison New Jersey-USA. Tem como área de interesse o cruzamento entre a Política, Religião e Ética. Atualmente é Prof. Auxiliar na Universidade Joaquim Chissano onde é regente na disciplina de Ética na Adiministração Pública; Reitor do Seminario Unido de Ricatla, uma instituicao Ecumenica de formacao Teologica sob o Conselho Cristao de Moçambique. Colaborador na Universidade Sao Tomás-Business School nas disciplinas de Etica Fundamental e Dignidade Humana. Certificado Oficial de Etica (2015) Ethics Institute, South Africa.

Joaquim Muando
Função: Associado do projecto, Formador/Facilitador

Joaquim tem um Mestrado em Contabilidade e Auditoria e Licenciatura em Gestão de Empresas e possui as seguintes certificações profissionais: CIA, CFE, CERM e ISO22301. Joaquim possui mais de 15 anos de experiência em diversas áreas, entre elas: Auditoria Interna e Auditoria Financeira, Governação e Consultoria em Gestão de Risco em diversos sectores, nomeadamente, Indústria de Produção, Food & Beverage, Oil & Gas, Aviação, Telecomunicações e sector Financeiro. Joaquim trabalha na KPMG desempenhando a função de Associate Director onde actualmente lidera a Consultoria na área de Risco.