Prof. Deon Rossouw – Director Presidente (Instituto de Ética)
Função no projeto: Assessor Estratégico

Deon Rossouw estudou na Universidade de Stellenbosch, onde também foi presidente do Conselho Estudantil. A sua carreira académica começou na Universidade Rand Afrikaans, em Joanesburgo, onde se tornou Professor e Chefe do Departamento de Filosofia e desempenhou funções no Comité Executivo da Universidade. Em 2004, mudou-se para a Universidade de Pretória, onde foi Director do Departamento de Filosofia e Director do Centro de Ética Empresarial e Profissional. De 2008 a 2009, passou um ano como Executivo do Programa de Ética Empresarial na Fundação Globethics.net em Genebra, na Suíça. Actualmente desempenha o cargo de Administrador Delegado (CEO) do Instituto de Ética da África do Sul (Ethics Institute of South Africa) e é Professor Extraordinário de Filosofia da Universidade de Stellenbosch.

Deon Rossouw é um especialista reconhecido internacionalmente em Ética Empresarial e em Ética de Governação Corporativa. Escreveu vários livros sobre a ética empresarial e os seus artigos foram publicados em importantes revistas internacionais. Foi o Presidente Fundador da Rede de Ética Empresarial de África (BEN-Africa) e foi Presidente da Sociedade Internacional de Negócios, Economia e Ética (ISBEE). Foi membro da Equipa de Pesquisa para o Segundo Relatório King sobre Governação Corporativa e membro do Comité de Sustentabilidade do Terceiro Relatório King sobre Governação Corporativa para a África do Sul. Neste momento é membro do comité principal de elaboração do Quarto Relatório King sobre Governação Corporativa para a África do Sul. Foi reconhecido como Director Chartered pelo Instituto de Directores da África do Sul.

Deon possui uma vasta experiência de formação e consultoria nos sectores privado, público e profissional na África do Sul, mas também noutros países africanos e na Europa. Desempenha cargos executivos e não executivos na sua qualidade de director em vários Conselhos de Administração.

Prof Leon van Vuuren – Diretor Executivo (Instituto de Ética)
Função no projeto: Diretor de Projeto

Leon ocupa o cargo de Director Executivo para a Ética Profissional e Empresarial do Instituto de Ética. Antes de ingressar no Instituto em Julho de 2014, foi professor de Psicologia Industrial no Departamento de Psicologia Industrial e Gestão de Recursos Humanos (IPPM) da Universidade de Joanesburgo, onde leccionou psicologia industrial e ética empresarial e profissional durante 26 anos. Possui o grau de Doutoramento em Psicologia Industrial e é registado profissionalmente como Psicólogo (Categoria: Industrial) junto ao Conselho de Profissões de Saúde da África do Sul (HPCSA). Em 2000, concluiu um curso de Gestão de Ética em Organizações, apresentado pela American Ethics and Compliance Officer Association e pelo Centre for Business Ethics da Graduate School of Business da Universidade de Bentley.

Em 2015, foi nomeado pelo Ministro da Saúde da África do Sul para cumprir um segundo mandato de cinco anos no Conselho Profissional de Psicologia do HPCSA. Nessa qualidade, é membro do Comité Executivo do Conselho e Presidente do Comité de Inquéritos Preliminares (Comité de Ética). Também é actualmente membro de uma equipa operacional multidisciplinar responsável pela revisão total dos regulamentos e códigos que regem a ética profissional em psicologia na África do Sul.

Leon publicou numerosos artigos em revistas científicas internacionais e nacionais. É co-autor da Business Ethics (5ª edição, 2014) e é o editor fundador do African Journal of Business Ethics. Em 2013, recebeu o galardão de membro honorário na Sociedade de Psicologia Industrial e Organizacional da África do Sul (SIOPSA) pela sua contribuição para esta disciplina e profissão. Recebeu prémios de “melhor trabalho” em conferências académicas em várias ocasiões.

Celia Lourens
Função: Gestora do Projecto / Associada de Ética

Celia possui um Diploma Nacional em Marketing pela Technicon Pretoria (agora TUT), um Bacharelado em Comércio e Gestão de Negócios e uma Licenciatura com especialização em Gestão de Negócios pela Universidade da África do Sul. Actualmente, concluindo o Mestrado em Gerenciamento de Negócios: Estratégias na Universidade de Pretória. A Celia possui uma vasta experiência internacional na integração estratégica de serviços de marketing, comunicações, desenvolvimento de negócios e captação de recursos. Ela actuou como gerente de projecto em uma iniciativa anterior de cinco anos em Moçambique durante a Segunda Rodada da Siemens.

Como gerente de projectos, sua responsabilidade inclui iniciativas financiadas internacionalmente, em países como Angola, Moçambique e África do Sul. Ela actua como Secretaria de uma Coligação para Operações Éticas na África do Sul e é responsável pelos relacionamentos de alto nível com os patrocinadores da TEI. Ela fornece gerenciamento de projectos para integrar um programa de treinamento em conscientização sobre ética na cadeia de suprimentos no Quênia, Gana e África do Sul. Celia é uma oficial de ética certificada.

Dr Paul Vorster
Função no projecto: Especialista em Pesquisa

O Dr. Paul Vorster obteve o título de Doutor em Filosofia em Psicologia Industrial / Organizacional na Universidade de Joanesburgo em 2016. Ele é especialista em avaliação / medição psicométrica e pesquisa e trabalhou em áreas de pesquisa aplicada, psicometria, desenvolvimento de testes, segurança, selecção funcionários e avaliação. De 2011 a 2015, Paul trabalhou na JvR Psychometrics, onde se concentrou na pesquisa organizacional aplicada, construção de testes e avaliação psicométrica. Paul concluiu recentemente seu doutorado na Universidade de Joanesburgo, especializando-se em testes adaptativos de personalidade sob computador, sob a tutela do Prof. G. P. de Bruin. Em 2016, Paul ingressou no Instituto de Ética como especialista interno em pesquisa, com foco em projecto de pesquisa quantitativa, construção de pesquisas e preditores comportamentais para o comportamento ético.

Suas principais áreas de interesse incluem pesquisa quantitativa, análise estatística, testes adaptativos por computador, psicologia da personalidade, teoria da resposta ao item, aspectos comportamentais do raciocínio e conduta moral e pesquisa aplicada. Paul também tem um forte interesse nas áreas de perfil e selecção de liderança e, muitas vezes, aconselha organizações sobre selecção e desenvolvimento de líderes usando inventários psicométricos. Actualmente, ele tem uma afiliação acadêmica ao Departamento de Psicologia Industrial e Gestão de Pessoas da Universidade de Joanesburgo e é membro da Comissão Internacional de Testes (ITC), além de membro fundador do Congresso Mundial de Personalidade. Paul também recebeu o Prêmio Professor Johann Schepers por excelência psicométrica em 2016 por sua contribuição à pesquisa e desenvolvimento psicométrico na África do Sul.

Barbara Mommen
Função no projecto: Associada do Projecto / Associada de Ética

Barbara Mommen trabalhou extensivamente nos sectores público e privado em várias capacidades na gerência média e sénior nos últimos 30 anos. Mais recentemente, e antes de ingressar na Iniciativa de Logística do Corredor de Maputo como COO em 2006, ela gerenciou a Câmara de Negócios Lowveld de Nelspruit, onde em um curto período de três anos conseguiu elevar o perfil e o alcance da organização ao status de capital da província.

Barbara ingressou na MCLI como COO em 2006 e foi nomeada CEO da MCLI em 2011. Ela ocupou esse cargo até o final de fevereiro de 2019 e conseguiu otimizar as estruturas de gerenciamento da organização e ampliar o alcance e o escopo da organização para incluir o Reino de Eswatini. Ela iniciou a reformulação do acordo bilateral que estava em vigor entre a África do Sul e Moçambique desde 1996 para incluir o Reino de Eswatini e garantir que as melhorias económicas e de infraestrutura críticas para o sucesso do Corredor de Desenvolvimento de Maputo continuassem a servir a região em um parceria inclusiva do sector público e privado.

Este é um processo que continua sob os auspícios da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral. Ela é especialista em desenvolvimento de corredores de comércio e transportes, com especialização em questões de desenvolvimento económico regional e possibilitando o elo crítico entre política e implementação.

Ela, consequentemente, desenvolveu uma vasta experiência e conhecimento em facilitação de processos e engajamento de partes interessadas e é apaixonada por colaboração entre sectores para ver o potencial econômico de África realizado. Ela estabeleceu a Coalescence Consulting em março de 2019. Barbara é uma oficial de ética certificada.

Fernanda Fazenda
Função no projecto: Associada do Projecto

Fernanda é bacharel em administração de turismo e é licenciada em administração de empresas pela UNISA e Instituto Pedagógico de Moçambique. Cumpriu o papel de moderadora em conferências e facilitou muitas discussões e negociações de alto nível. Fernanda foi directora executiva da ACIS Moçambique, uma das maiores associações comerciais e de serviços. Ela também actuou como gestora regional de Moçambique e Angola em um Projecto da Multichoice Africa e em compromissos anteriores trabalhou com a Vodacom em uma capacidade diferente. Ela possui uma vasta experiência de trabalho internacional em telecomunicações, vendas e marketing, desenvolvimento de negócios, comercial e administração. Sua vasta experiência trabalhando em diferentes mercados, como Angola, Moçambique, Zâmbia, Estados Unidos da América e África do Sul. Actualmente, Fernanda está buscando sua certificação como Oficial de Ética e trabalhou em estreita colaboração com a equipe do Instituto de Ética para promover a conscientização sobre ética.